quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Livro - Steve Jobs por Walter Isaacson


O livro é simplesmente incrível!
O autor, Walter Isaacson, escreveu diversas biografias dentre elas sobre Einstein  e Benjamin Franklin. Steve Jobs, conhecendo seu ótimo trabalho, pediu a ele que escrevesse uma biografia sua. Ele queria que seus filhos soubessem mais sobre o homem que foi seu pai.
O livro aborda desde o nascimento e infância de Steve, passando por toda a história da Apple e seus produtos, até o câncer que o atingiu.
Eu fiquei particularmente fascinada com a história deste homem. Ele fora adotado por uma família simples e sempre teve tudo o que necessitava. Ele foi a faculdade mas não concluiu seu curso, pois considerava muitas das matérias inúteis. Steve seguia o zen budismo, era vegetariano, fumava maconha, tomava ácido e fazia retiros espirituais. Apreciava artes, eletrônica e era fã de Bob Dylan.
O livro conta como nasceu a o primeiro computador pessoal da Apple, assim como de onde veio o nome da empresa e como ela começou a ganhar espaço no mercado com seus produtos. Jobs desenvolveu uma paixão por criar grandes produtos, assim como grandes campanhas de marketing, descritas no livro. Eu não contive minha curiosidade em ficar imaginando-as então fui ao youtube e procurei pelos vídeos que estavam lá. É muito interessante ver as propagandas feitas na época, principalmente a "1984",  feita neste ano, que foi uma propaganda revolucionária para a época.
Steve gostava de manter seus produtos em segredo e fazer lançamentos dignos de uma super produção. Essa era a parte que mais o empolgava, anunciar seus produtos com grandes eventos. Mostrá-los ao mundo como coisas revolucionárias - que eram de fato. É incrível ler as histórias que contam como foram criados os produtos da Apple como o ipod, o iphone e o ipad.
Você se surpreende com vários detalhes da personalidade de Jobs. Ele tinha um gênio difícil, gostava de ter as coisas a sua maneira. Ele gostava de decidir coisas saindo para caminhar e chorava quando algo não dava certo ou quando tinha seus acessos emotivos. Quando achava que algo não era bom, dizia abertamente: "isso é uma merda!". Frases nesse estilo também serviam para pessoas que não pareciam qualificadas para a empresa. Apesar de parecer (e ser) grosseria, Jobs não ligava, pois isso sempre o ajudou a manter uma qualidade altíssima tanto dos funcionários, quanto dos produtos.
Outra fase da vida de Jobs, contada no livro, é a de quando ele saiu da Apple, fundou uma nova empresa - que não perdurou por muito tempo -  e entrou na Pixar. Jobs era fascinado pela junção de arte e tecnologia e ficou encantado com o que o pessoal que trabalhava lá conseguia fazer. Então, ele investiu do próprio bolso nas produções da empresa e também se envolveu em negociações com a Disney. Jobs acompanhou passo a passo da produção de "Toy Story", "Vida de Inseto", entre outros sucessos da Pixar.

Bom, como já disse, fiquei fascinada com a história do homem que fundou umas das empresas de tecnologia mais valiosas do mundo. Super indico o livro para o pessoal interessado em design e publicidade, pois Jobs tinha nele muita percepção para ambas as áreas.
Acho que consegui mostrar a vocês os pontos mais relevantes do livro, pois nele há muita para ser falada.

Espero que tenham gostado, beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário